Prévia: Paper Mario será um origami bem feito?

Paper Mario: The Origami King | Nintendo Switch | Jogos | Nintendo
O Mario de papel do Switch está chegando, e eu consigo contar nos dedos das mãos os dias que faltam para eu poder me perder novamente pelo Reino dos Cogumelos! Mas e aí, será que esse origami foi bem dobradinho?

Em 14 de maio de 2020, quando a TL já tinha até perdido as esperanças de que houvesse alguma novidade na vida, surge no perfil do twitter da Nintendo da América o anúncio do novo Mario de papel.


Súbito como um avião de papel

Sim, o anúncio foi DO NADA. Pessoal do futuro, maio de 2020 foi um mês delicado, e houve o meme do nada, porque todos já estavam enjoados de tudo, e qualquer anúnciozinho já era dessa maneira. Porém, esse anúncio foi um bálsamo para todos aqueles que já tinham reformado a ilha em Animal Crossing duas vezes. Bálsamo é tipo quando é um alívio, um remédio. Palavra de velho.

Pois não só isso, em um trailer de 2 minutos e 16 segundo um novo e maravilhoso jogo do nosso segundo bigodudo mais amado foi mostrado! A internet veio abaixo (não a conexão, é o modo de 2020 de dizer que foi um sucesso)!

O filminho começa com a Princesa Peach pisando duro! Mostrando quem é que manda naquele castelo branco e vermelho, uma mulher séria, centrada, inabalável! Não, ela não vai se deixar levar pelo brilho daquele bigode, não dessa vez! Ela está claramente na posição de vilã! E nessa hora eu já sabia que eu venderia coxinha na rodoviária de Rirule caso fosse necessário, para jogar essa maravilhosidade em forma de jogo.

A partir daí, eu já estava vendida, derretidinha, mas continuei assistindo, ficava no ar as perguntas, será que terá adesivos? Será que terá baldinho falante de tinta? Será que será que será que será que será que? Pausa para tratarmos do elefante branco no meio da sala, você é #TeamAdesivos ou é #AdesivoJaMorreuQuemMandaAgoraSouEu? Comenta lá no nosso perfil do Twitter!

Eu sou TOTS #TeamAdesivos - como diria Peggy, minha vizinha em Aconchego (minha ilha no Animal Crossing)! Pra mim a o Paper Mario Sticker Star só tem 1 (hum) defeito: não inclui uma cartela de adesivos com umas 30 páginas dentro da fitinha. Mas pode ser que pra você ele tenha outros defeitos. Comenta lá no tuiter!


O novo não-normal

Hoje sabemos que o jogo traz uma mecânica nova de batalha. Eu vou ser sincera, eu odeio batalha em turnos, a série Paper Mario é a única que me faz jogar esse tipo de batalhas. O The Origami King apresentará uma nova forma de batalhar em turnos com nossos inimigos favoritos. Uma história de arena redonda com anéis concêntricos que giram para que a gente consiga alinhar melhor os monstrengos e plau plau plau! Como funciona exatamente é um mistério, podemos apenas imaginar, sonhar com o que gostaríamos. Pra mim tanto faz, já amei.

Sabemos também que o Mario vai manter o martelão, ainda vamos ter que achar os Toads amassados por aí (confesso que eu amo), ainda termos que salvar o reino de alguma forma! Apesar de eu ter adorado a Peach Malvadona, eu entendo que algo precisa ser salvo, ou resgatado, ou consertado, veremos!

Eu já quero o Amiibo da Peach Origami!

O que faz eu me lembrar de comentar que na série Paper Mario tudo é de papel - por isso do nome! Aí os personagens são planos, as vezes algumas brincadeirinhas acontecem e Goombas ficam pontudos se dobrando sobre si mesmo ficando em forma de cone. Além disso, ser fininho dá algumas facilidades ao Mario, que pode entrar em vãos. Mas também deixa os Toads meio vulneráveis a serem amacetados! Coitadinhos (risadinha safada da pessoa que ama a animação do Toad desamassando).

Nesse título, a brincadeira é transformar papel em origami. Quando eu era criança, a gente chamava de dobradura! É um nome legal não é? Pois então, o legal do origami (além de ser uma parcela cultural japonesa bem interessante) é que ele tem volume, textura. E nesse jogo vemos que já uma rivalidade entre personagens de papel planos, que param de pé pela força de nossa imaginação, e os personagens de dobradura, que param de pé porque são objetos com volume e usam a gravidade a seu favor.

No filminho do anúncio do jogo vemos que logo após a nossa amada Peach mandar a real pro Mario, somos apresentados para os novos inimigos, e eles destoam do bigodudo que foge. Mario ainda é plano, já os inimigos são bojudinhos (tridimensionais). E aí percebemos atônitos que nem todos os inimigos tradicionais são inimigos! Mario terá ajuda de clássicos inimigos para salvar o que quer que seja.


Pandemônio de Papel

Eu não sei você, mas eu amo essa brincadeirinha de inimigo que agora é amigo e fica de tititi o jogo todo! Amo o que vem acontecendo com os relacionamentos da turminha dos irmãos Bros! E eu acho que as piadinhas já clássicas dos Paper Marios só acrescentam uma camada deliciosa de humor pra essas barreiras desfeitas.

Há também, é claro, a promessa anunciada de que esse jogo será de mundo aberto! Todos ovacionam! Mas gostaria de colocar uma certa reticência. Por favor, amiguinho, não espere um mega mundo totalmente abertíssimo! Vamos desejar algo fácil de alcançar que assim se formos surpreendidos, seremos surpreendidos positivamente, ok? Posso contar com você nessa empreitada?

E se você chegou até aqui e ainda não sabe quem é o primeiro bigodudo favorito, vou deixar uma imagem que foi claramente, obviamente, indubitavelmente inspirada no jogo recente do primeiro bigodudo favorito:


Mas então, é um origami bem feito? Não, todos sabem que o origami legal, bem feito, show-de-bola é aquele feito com um papel só! E me parece que dos origamis do jogo apenas alguns são assim. A Princesa Peach, por exemplo, me parece feita aos pedaços!

Isso tira a beleza da arte? De forma alguma! Ainda quero o Amiibo (e grana pra comprar).

Mas não era uma analogia o título!? Era, eu tava brincando com você no paragrafo de cima! O novo jogo do Mário, o Paper Mario: The Origami King é um jogo bom? Eu ainda não joguei, então não tenho como saber! Mas posso vir contar depois, que tal? Por outro lado, eu quero deixar minha mensagem de amor e esperança. Eu gostei muito de tudo o que eu vi até agora! Me pareceu um jogo bem cuidadoso, bem engraçadinho, bem amarradinho. Me parece divertido, gostoso. E pra mim isso já basta! O meu já está comprado.

Mas vamos ao resuminho final!


Pontos positivos:

  • É jogo do Mario
  • A Princesa Peach tá muito maneira de "Origami" (ou seja, vilãzinha maravilhosa)
  • Tem mecânica nova pra gente testar
  • Tem mundo aberto
  • Tem mecânica nova com aqueles bração nervoso
  • Na página de Portugal, tem um título "pandemônio de papel" que agora é meu novo apelido pra tudo
  • Teremos novos companheiros de aventura! O bebê Bowser, o que parece ser o Bowser dobrado, aquele demônio dos infernos de toga azul que fica soltando uns raiozinhos e roubava meus adesivos no Sticker Stars e minhas cartas no Color Splash! (GRRR!), entre outros.
  • Várias piadetas maravilhosas!

Pontos negativos:

  • Estamos no Brasil, então já espera pra ver papel cortar mais que faca no bolso
  • Não tenho o Amiibo da Princess Peach "Origamistica"
  • Não tenho adesivos pra colar no meu bujo
  • Eu achei o bichão final meio meh. (Estou chamando ele de Enzo)


Paper Mario: The Origami King (Switch)
Nossa Hype: 10/10
Se liga e vem depressa pro meu coração