Você já se perguntou "por que Kirby fica com raiva em suas caixas americanas de seus jogos?"
Isso era bem comum em suas box arts até uns anos atrás, hoje em dia as Box arts já são padronizadas nos jogos da Nintendo.

Hoje irei resolver esse mistérios (ou nem tanto assim) com informações respondidas diretamente pelo Shinya Kumazaki, diretor da série Kirby. Ele explica em uma reportagem na GameSpot e fala o porquê disso.


Um Comercial em uma página da TV Tropes intitulada American Kirby is Hardcore mostra uma expressão brava de Kirby. Essa imagem abaixo é um anuncio impresso de 1994 para Kirby Dream Course e Avalanche do (Snes) onde Kirby, nossa fofa bolota rosa, ficava com  um curativo em sua testa, barbado em uma expressão quase que de um vilão badass.

Nem parece que um ser puro poderia ter sido representado assim, né?


Para a versão japonesa, estamos envolvidos em tudo durante o desenvolvimento, incluindo o projeto do pacote. A imagem mais poderosa de Kirby é a imagem fofa. "Pensamos que é aquela que atrai maior audiência", explicou Kumazaki em uma entrevista para GameSpot
Este Kirby kawaii (fofo em japonês) "atrai mais pessoas para jogar" em seu país de origem, o Japão.

"Embora comece bonito", Kumazaki continua "Sabemos que há um lado sério parar Kirby também. 
E ao longo da jogabilidade vemos mais e mais isso. E os jogos em si tem um pouco de profundidade.
Reconhecemos que a fofura de Kirby é o seu maior atrativo no mercado (japonês)".

"A Nintendo da América controla os tiros (resumindo as imagens). Nos Estados Unidos, a Nintendo Of America fornece a HAL Laboratory, o "feedback" e a visão de mercado por lá. O que ouvimos é que Kirby é forte e resistente e está lutando sempre duro. É um sinal mais atraente de Kirby. Então é isso que caracterizamos (apresentamos) de Kirby nos EUA."



Com essa resposta você já sabe o motivo do Kirby todo furioso nas capas norte americanas e o porque a Nintendo Of America acha que isso o torna mais "atraente".

Vários jogos norte americanos faziam capas assim para seus jogos deixando os  personagens mais  ocidentais. Além disso, nos anos 90, personagens rosas eram considerados como algo infantil e para meninas. Deixar o Kirby mais badass foi a única opção. Algo proposital foi feito no Kirby Dreamland, original de Game Boy, onde no comercial norte americano Kirby ficou da cor branca e na sua Box art isso também acontecia. Depois disso, trouxeram Kirby com sua cor rosa original, mas sempre mantendo ele com raiva para chamar atenção das crianças americanas, garotos ou garotas. 

Ainda assim Kumazaki acrescenta que "depende do titulo" e aponta parar Kirby Super Super Star Ultra (Remake de Kirby Super Star para Nintendo DS) que teve  um "duro" Kirby em ambas Box arts, americana e japonesa, que menciona o Kirby Triple Deluxe (3DS) com um Kirby do um pouco mais irritado, tanto no EUA como japão.

E você leitor, o que achou dessa revelação talvez nem tanto surpreendente, do diretor da série Kirby, Shinya Kumazaki, sobre como o público reage de diferentes formas dependendo da região? E então, você prefere o clássico Kirby fofo ou a versão mais brava?

Revisão: Mafe