
O jogo se passa no arquipélago Wumpa, onde o doutor Neo Cortex e seu assistente, Nitrus Brio, planejam a dominação mundial. Para cumprirem sua missão, a dupla cria um exército de animais mutantes. Um desses animais, um marsupial chamado Crash, que havia sido escolhido por Cortex para comandar seu exército, se rebela e foge. Tawna, a namorada do protagonista, permanece sob domínio de Neo, e cabe ao marsupial a missão de resgatá-la e acabar com os planos dos dois cientistas.
Durante o jogo, Crash deverá passar por três ilhas, 27 níveis comuns e 6 níveis de boss. O personagem será desafiado tanto pelos nativos do arquipélago quanto pelo exército de Cortex. O jogo também oferece a missão opcional de coletar 26 joias, que desbloqueiam um final secreto.
Crash é capaz de pular e girar, e usa essas habilidades para derrotar inimigos e quebrar caixas, que podem vir com frutas Wumpa, vidas extras ou a máscara Aku Aku. Ao coletar 100 frutas Wumpa, o marsupial ganha uma vida extra. A máscara Aku Aku fornece proteção ao personagem: uma máscara permite que o herói se machuque uma vez sem morrer, duas máscaras permitem que ele se machuque duas vezes sem morrer, enquanto três máscaras deixam Crash invencível por um curto tempo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Crash Bandicoot não é um dos melhores jogos já feitos, mas é um clássico. Foi um marco por ter sido um dos primeiros games em 3D e vários jogadores, durante mais de 20 anos, foram marcados por ele. Deu origem a uma das mais conhecidas franquias da Sony e continua inspirando novos desenvolvedores até hoje.
PONTOS POSITIVOS:
- As fases, com algumas exceções, são agradáveis de serem jogadas. As músicas também são um ponto muito alto.
- Todos os personagens são extremamente carismáticos e divertidos. Cada um possui seu próprio charme e acrescenta algo ao jogo. O protagonista, Crash, não fica atrás. Com sua personalidade inocente e, por vezes, boba, cativou milhões de jogadores ao redor do mundo.
- A jogabilidade é fluida e os controles, no geral, são fáceis de serem dominados pelo jogador. Os gráficos são muito bem feitos para um jogo produzido no começo da era 3D.
- A história é simples, porém envolvente.
PONTOS NEGATIVOS:
- As joias, mesmo não sendo obrigatórias, são muito difíceis de serem obtidas por jogadores inexperientes. Neste jogo, se Crash morrer uma vez sequer, ele fica impossibilitado de pegar a joia do nível e precisa reiniciar.
- Apesar de serem carismáticos, os chefes são muito fáceis e o último chega a ser ridículo. Quase todos os níveis normais são mais difíceis que os chefes, sendo que deveria ser o contrário.
- Nos níveis Hog Wild e Whole Hog, o jogador não controla Crash, mas sim um javali que é usado pelo marsupial como montaria. Isso não é um ponto negativo em si, o problema é o controle. Controlar o javali é problemático pois os controles são muito "duros".
Crash Bandicoot (PSX)
Nota: 77/100
Nota: 77/100
Divertido, Crash Bandicoot é um clássico, mas que envelheceu mal em alguns aspectos.
Revisão: Gabs