The Messenger: Review

“Wow, talk about a long story”

The Messenger é um jogo que, assim como tantos outros, é uma homenagem aos mais antigos, com foco em plataforma, mas sendo bem claro e convicto de sua maior inspiração, Ninja Gaiden.
E, citando aqui a review do site Jogabilidade, The Messenger vai “Além da homenagem” através de suas mecânicas de gameplay, aplicadas numa curva de aprendizagem muito bem feita, onde o jogo sabe como te ensinar, sabe a capacidade que você tem durante o progresso e te dá desafios justos, tanto no combate como na parte de plataforma também.

Sobre a história, ela tem uma premissa boa, você é um ninja mensageiro a levar um pergaminho importante na guerra da humanidade contra demônios. Simples e direto, porém com ótimos plot twists, alguns fazendo parte dos vários momentos cômicos do jogo, que sempre te prendem e te aproximam bem mais dos personagens, esses que são muito carismáticos.

O protagonista reage bastante à tudo, algumas vezes do mesmo jeito que você. O lojista do game é sem dúvida a estrela pra exemplificar o quão carismáticos os personagens são, com piadas constantes, (não se limitando ao humor repetitivo de quebra constante da 4º parede) volta e meia contando histórias para o protagonista que rendem instantes engraçados e alguns até reflexivos.

As boss battles também são muito criativas, sempre com um diferencial, seja algo cômico ou algo que dá um ar mais épico às lutas. The Messenger separa bem a brincadeira dos momentos que ele quer te passar um sentimento mais tenso e épico.
Tudo isso é acompanhado de uma ótima trilha sonora e direção de arte, com uma lista de músicas e cenários, tanto 8-bits quanto 16-bits muito bem utilizados, e apesar das músicas não serem muito marcantes, sempre são um prazer de ouvir.

A nota final é 8.5/10, um jogo ótimo e que com certeza atinge excepcionalmente seu objetivo como homenagem, com personagens e momentos marcantes, porém com inimigos repetitivos, e melhorias que o jogador pode ter por completo por volta da metade do jogo. Mas são ótimas mecânicas, no final do jogo elas se apresentam dominadas pelo jogador, com poucos momentos em que você se desafia como antes, mostrando a ótima curva de aprendizado, e sempre temos elementos interessantes para interagir que incrementam a gameplay.

Altamente divertido e vale a pena com certeza, vai te tirar risadas e desafio. Ótimo trabalho da Sabotage Studio.