Inazuma Eleven (NDS): Uma Boa Mistura de Futebol com RPG

Graças à saudades do futebol e uma ânsia por nostalgia, eu estou revisitando a franquia Inazuma Eleven. Em busca de encontrar mais gente para conversar sobre esse jogo e indicar um ótimo jogo, apresentarei nesse texto um dos meus jogos preferidos da desenvolvedora japonesa Level-5, o suculento Inazuma Eleven, uma boa junção de RPG com futebol, lançado originalmente para o Nintendo DS em 2008.
O jogo que deu origem ao anime e mangá Super Onze e que ficou bastante conhecido nas terras tupiniquins, conta a história de Endou Mamoru e a equipe de futebol do seu colégio, a Raimon. Endou (ou Satoru Endo no Brasil) é o neto de um dos mais importantes goleiros do Japão, Daisuke Endou, que morreu antes do seu nascimento. Visando disputar o Campeonato Futebol Fronteira, Endo procura em seu colégio alunos que queiram entrar no time. Com o time devidamente completo, a Raimon tem um amistoso marcado com o Instituto Imperial, o atual campeão do Futebol Fronteira, liderada pelo Yuto Kido. Kido e cia. marcaram o amistoso para encontrar o misterioso aluno Goenji, que tinha acabado de chegar no colégio Raimon.

Justamente por se tratar de um RPG, encontramos nesse jogo as batalhas aleatórias, que são as ‘mini’ partidas de futebol, as comuns batalhas contra chefes, que se encontram como as partidas habituais de futebol, vida, mana, habilidades, consumíveis, diversos atributos, xp, níveis e etc. O jogabilidade é bem simples. Utiliza-se a tela superior do Nintendo DS para conferir o tempo e o placar, e utiliza a inferior para jogar de fato. 

Com o D-PAD, controla-se a câmera do jogo, os jogadores andam e se posicionam automaticamente e você pode controlar o movimento individual de cada um, controla os passes, os chutes, as tentativas de bloqueio e as habilidades de cada um. Ao se aproximar de um adversário que está na posse da bola, pode-se escolher entre usar as habilidades de defesa, dar um carrinho ou usar o corpo. 

Quando o inverso acontece, isto é, quando você está na posse da bola e um adversário vem ao seu encontro, você pode optar por tentar fintar o adversário, tentar passar por ele usando o corpo ou usar uma habilidade de drible. Os jogadores e suas habilidades tem elementos, os nada inovadores água, terra, fogo e ar. Tendo suas vantagens e desvantagens entre-si, no velho esquema dos tipos em Pokémon, com os elementos impactando diretamente no sucesso de sua habilidade.

Também a là Pokémon é possível sair em busca de novos jogadores e recrutá-los para sua equipe. Dos quase 1000 jogadores disponíveis no jogo, 100 você pode recrutar para sua equipe. O sistema de recrutamento não é algo totalmente orgânico, pois você sempre tem que voltar pra sede para recrutar alguém, e o ato de recrutar não é realmente necessário para o jogo, visto que seus jogadores originais e os que chegam no decorrer da história compõem muito bem o elenco.

Concluindo, mesmo não sendo tão profundo como outros RPGs, Super Onze consegue tranquilamente entregar uma experiência completa ao jogador. O texto não é uma análise profunda também, é apenas uma breve introdução e convite ao jogo que eu tanto gosto e que estou revisitando durante a quarentena. E pra quem se interessar e gostar, o jogo tem outras 2 continuações diretas que completam a saga do colégio Raimon e da Seleção Japonesa.