Em fevereiro desse ano saiu a versĂŁo de consoles de Darksiders Genesis, sendo este o quarto tĂtulo da franquia que narra as histĂłrias dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Desenvolvido pelo estĂșdio Airship Syndicate e tendo o incrĂvel Joe Madureira (escritor, desenhista de HQ e Game Developer) como diretor criativo, o game retorna com um aspecto um pouco diferente dos tĂtulos anteriores, e tĂŁo bom quanto.
Darksiders Genesis é um Spin Off da série e nos apresenta
Strife (Conflito) - quarto Cavaleiro do Apocalipse, junto ao jĂĄ conhecido War
(Guerra), o caçula dos quatro e protagonista do primeiro jogo.
Vamos Ă
histĂłria.
Cavaleiros cavalgam juntos. War e Strife com seus cavalos, Ruin e Mayhem |
A histĂłria se passa sĂ©culos antes de Darksiders 1. Death, Strife, Fury e War cumpriram suas obrigaçÔes como cavaleiros do conselho e eliminaram os Nephilins - a prĂłpria raça, salvando assim o equilĂbrio e... traumatizando de certa forma cada um.
Um tempo depois, Strife e War sĂŁo convocados novamente pelo
conselho das chamas – uma entidade encarregada pelo prĂłprio criador a manter o
equilĂbrio no universo - para uma nova missĂŁo. HĂĄ rumores de que o demĂŽnio Samael estĂĄ
conspirando com LĂșcifer para ameaçar o equilĂbrio, entĂŁo os dois irmĂŁos seguem
para o inferno para investigar.
Durante a jornada pelo inferno, Strife e War precisam
derrotar vĂĄrios demĂŽnios que se aliaram a LĂșcifer, para obter pistas, artefatos
ou informaçÔes que os leve atĂ© o PrĂncipe Sombrio e para ter sucesso nas
missÔes, eles se aliam temporariamente aos jå conhecidos Samael, lorde demÎnio
da bastilha negra e Vulgrim, o demĂŽnio mercador.
War e Strife prontos se aventuram em diversos cantos do inferno. |
O jogo Ă© dividido em 16 capĂtulos, entĂŁo assim que Strife e War concluem uma dungeon ou derrotam algum Boss, o capĂtulo encerra e eles retornam ao vazio (Void), onde Vulgrim e Samael esperam para dar detalhes da prĂłxima missĂŁo.
Durante a histĂłria, os irmĂŁos precisam aprender a trabalhar
em equipe e principalmente aprender a lidar um com o outro – algo que ambos tĂȘm
dificuldade.
Strife Ă© brincalhĂŁo, sarcĂĄstico, faz piada de tudo e todos a
todo o momento e é super questionador sobre as reais intençÔes do Conselho, jå
War Ă© o oposto. SĂ©rio, impaciente e costuma bancar o soldado perfeito, apenas
aceitando ordens sem jamais questionar e isso muitas vezes acaba em troca de
farpas entre os dois.
Trabalhar em equipe nĂŁo Ă© fĂĄcil para os irmĂŁos. |
Ă claro que os dois cavaleiros se desentendendo resulta nos
momentos mais engraçados do jogo. Strife não perde a oportunidade de ofender um
inimigo ou zoar com o pobre War e o caçula, por sua vez, é um tanto lento pra
entender as piadas ou sarcasmo do irmĂŁo mais velho. Mas mesmo com tantos
desentendimentos, os laços entre os irmãos se fortalecem no decorrer da
histĂłria e um estĂĄ pronto pra proteger o outro.
Strife e suas piadinhas. |
Gameplay
Se diferenciando um pouco da jogabilidade dos Darksiders
anteriores, Genesis trås uma visão isométrica (isso é, vista por cima), mas
ainda mantém todos os elementos tradicionais da franquia. No jogo temos as
clĂĄssicas dungeons com vĂĄrios puzzles, ainda que um pouco mais simples que as
dos tĂtulos anteriores e tambĂ©m ainda contamos com aquela pitada de Prince of
Persia, como escalar, se pendurar, subir e correr pelas paredes enquanto se
desvia de armadilhas.
O combate segue a linha hack ‘n’ slash dos jogos anteriores.
VocĂȘ precisa bater em tudo que se move. War tem praticamente as mesmas tĂ©cnicas que em
Darksiders 1, assim como equipamentos parecidos e Ă© perfeito para ataques fĂsicos
com sua fiel espada, Chaos Eater. Strife por sua vez Ă© melhor com ataques a
distùncia, contando com suas pistolas Mercy e Rendemption e também pode usar
adagas. VocĂȘ poder equipar nos dois irmĂŁos aprimoramentos que deixam os ataques
deles com dano elemental. Strife, por
exemplo, tem muniçÔes com efeitos de gravidade, fogo, eletricidade, laser e de
certa forma, cura. War usa os elementos nos ataques mais pesados.
As muniçÔes de Strife possuem poder elemental. |
Tanto War quanto Strife tambĂ©m possuem suas transformaçÔes – Chaos Form e Anarchy Form, respectivamente. As transformaçÔes por um curto perĂodo de tempo deixam a dupla incrivelmente poderosa e os dois tambĂ©m podem andar pelas diversas localizaçÔes montados em seus fiĂ©is cavalos – Ruin e Mayhem.
Para adquirir certas habilidades passivas no jogo, assim como
mais poder de ataque, saĂșde e fĂșria vocĂȘ precisa equipar os Cernes de Criaturas
(Creature Cores), que sĂŁo esferas que inimigos normais ou bosses dropam. Ao equipar o cerne no grid, tanto War quanto
Strife se beneficiam dos efeitos, sejam eles uma barreira temporĂĄria, seja
invocação de monstros simples ou um rastro de fogo deixado pela esquiva, que
causa dano aos inimigos. Os cernes sobem atĂ© o nĂvel 03 ao colecionar vĂĄrios da
mesma criatura e sĂŁo essenciais para ter um bom desempenho no jogo. Alguns dos
capĂtulos e os modos de dificuldades pedem um certo nĂvel no poder da dupla e
vocĂȘ sĂł consegue atingir tal requisito equipando os cernes.
Cernes de Criatura ajudam a evoluir o personagem. |
Sozinho ou Acompanhado
Em Darksiders Genesis vocĂȘ pode jogar sozinho, com um amigo
em multiplayer local ou com qualquer pessoa, no multiplayer on line. Os puzzles
do jogo mudam de acordo o modo escolhido. Se vocĂȘ vai de single player, vocĂȘ
precisa trocar de personagem vĂĄrias vezes para concluĂ-los, se vocĂȘ escolher o
multiplayer, entĂŁo vocĂȘ precisa trabalhar em equipe com seu parceiro, seja para
alcançar uma plataforma mais alta ou abrir passagens ao mesmo tempo. E jogar
Darksiders Genesis em dupla Ă© muito mais divertido, mesmo o jogo nĂŁo tendo a
opção de chat de voz que ajudaria bastante no modo história. (Pelo menos na
versĂŁo Switch)
AlĂ©m do modo histĂłria, vocĂȘ tambĂ©m pode desafiar a Arena. O
modo Arena permite que vocĂȘ enfrente hordas e mais hordas de demĂŽnios e as
recompensas vĂŁo desde moedas de barqueiro a armaduras extras. Junte-se a um
amigo e passe horas batalhando na arena.
Enfrente hordas de inimigos na Arena |
As cenas
O jogo não traz exatamente cenas animadas, ao invés disso,
temos ilustraçÔes com uma leve animação, ao estilo de Battle Chases: Night War,
que também é da Airship Syndicate. Porém isso não é algo ruim. à como se
estivéssemos vendo uma pågina de quadrinho e o estilo de arte nessas cenas também
segue esse estilo comics e ficou muito bom. Lembrando que Darksiders
II jĂĄ utilizava algumas cenas assim quando precisava narrar o passado do Death
ou quando jogo dava um resumo da aventura assim que iniciava.
Darksiders Genesis possui belĂssimas ilustraçÔes. |
Nem tudo Ă© o paraĂso.
Eu joguei a versĂŁo de Switch assim que ela saiu (antes das
atualizaçÔes) e deu pra perceber que o jogo tem uns probleminhas em algumas partes,
nada que atrapalhe o divertimento, porém às vezes tais problemas ficam um pouco
chatos. Em vĂĄrios pontos no Void, se vocĂȘ anda entre as pedras, seu
personagem acaba ficando preso ou flutuando entre elas ou em certas plataformas,
o personagem acaba caindo fĂĄcil demais e justamente no Void, tem os desafios do
Wicked K. e da plataforma do Leviathan, o desafio mais complicado do jogo.
Outros probleminhas também apareceram como ficar presa num
canto numa luta contra um boss, nĂŁo conseguir tocar nas cobras em um certo
capĂtulo para obter achievement e as cenas no capĂtulo do Mamon se
embaralhando. As cenas depois que a luta acabava se misturavam com a cena antes
da luta e isso ficou confuso demais.
O mapa do jogo também não mostra a atual localização do
personagem. Eu nĂŁo achei um problema tĂŁo grande, mas muita gente reclamou. E por Ășltimo, as legendas fora de sincronia. NĂŁo sei quanto Ă s
legendas na versĂŁo original, mas a legenda em PT-BR estavam com esse problema
em todas as cenas.. A legenda passava muito rĂĄpido. O personagem ainda estava
no meio do diĂĄlogo e a legenda jĂĄ tinha passado inteira. Isso me incomodou um
pouco. NĂŁo que eu ache isso tĂŁo problemĂĄtico, mas para quem precisa ler a legenda
para entender as falas, pode incomodar.
Felizmente, o jogo consertou a maioria desses problemas
depois da segunda atualização, mapa,
errinhos e as legendas em portuguĂȘs deram uma boa melhorada na sincronia.
Devo dar uma chance?
Darksiders Gensis vale a pena? Sim. O jogo Ă© divertido
demais. Mesmo que visĂŁo do jogo tenha mudado, a essĂȘncia da franquia estĂĄ lĂĄ
presente. Ă Darksiders e vocĂȘ sente isso.
Pelo fato de Genesis ser um tipo de prólogo da série
principal (assim como os quadrinhos e a novel), vocĂȘ nĂŁo precisa jogar os jogos
anteriores para entender a história. Tudo estå bem explicado e no jogo também
tem um tipo de diĂĄrio explicando sobre os personagens, inimigos e dando um
resumo sobre cada capĂtulo.
O diårio possui informaçÔes da história, protagonistas e inimigos. |
As batalhas sĂŁo divertidas, o jeito sarcĂĄstico e debochado de Strife traz uma Ăłtima dose de humor ao game. Os dois irmĂŁos conversando no meio das lutas ou as frases de efeito que falam durante as execuçÔes sĂŁo engraçadas. A histĂłria, apesar de simples, Ă© bem agradĂĄvel e se o gameplay, o carisma dos personagens e a histĂłria sobre Anjos, DemĂŽnios, Nephilins e Cavaleiros do Apocalipse nĂŁo forem motivo o suficiente pra vocĂȘ jogar, tem a trilha sonora do aclamado Gareth Coker, compositor de Ori and the Blind Forest e Ori and the Will of the Wisps.
As mĂșsicas do jogo sĂŁo lindas. Destaque para o tema da
Astarte que Ă© belĂssimo e a batalha contra ela Ă© um dos momentos mais Ă©picos do
jogo e claro, não poderia deixar de mencionar também o Main Theme e o tema do
Moloch que sĂŁo meus preferidos.
Apesar do jeito brincalhĂŁo, Strife Ă© letal contra os inimigos |
Darksiders Genesis estĂĄ disponĂvel para todas as plataformas e sem dĂșvidas vale a compra, seja pra quem jĂĄ conhece a franquia, seja pra quem nunca jogou e a versĂŁo fĂsica ainda possui duas ediçÔes especiais, com itens maravilhosos. A Edição de colecionador contĂ©m Artbook, trilha sonora, adesivos e uma estĂĄtua do Strife e a Edição Nephilim, que alĂ©m de todos os itens da edição de colecionador, tambĂ©m traz um RPG de tabuleiro. Um prato cheio pra quem Ă© fĂŁ.