Review: Darksiders Genesis (Switch)


Em fevereiro desse ano saiu a versĂŁo de consoles de Darksiders Genesis, sendo este o quarto tĂ­tulo da franquia que narra as histĂłrias dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Desenvolvido pelo estĂșdio Airship Syndicate e tendo o incrĂ­vel Joe Madureira (escritor, desenhista de HQ e Game Developer) como diretor criativo, o game retorna com um aspecto um pouco diferente dos tĂ­tulos anteriores, e tĂŁo bom quanto.

Darksiders Genesis Ă© um Spin Off da sĂ©rie e nos apresenta Strife (Conflito) - quarto Cavaleiro do Apocalipse, junto ao jĂĄ conhecido War (Guerra), o caçula dos quatro e protagonista do primeiro jogo. 

Vamos Ă  histĂłria.

Cavaleiros cavalgam juntos. War e Strife com seus cavalos, Ruin e Mayhem




















A histĂłria se passa sĂ©culos antes de Darksiders 1. Death, Strife, Fury e War cumpriram suas obrigaçÔes como cavaleiros do conselho e eliminaram os Nephilins - a prĂłpria raça, salvando assim o equilĂ­brio e... traumatizando de certa forma cada um. 

 Um tempo depois, Strife e War sĂŁo convocados novamente pelo conselho das chamas – uma entidade encarregada pelo prĂłprio criador a manter o equilĂ­brio no universo - para uma nova missĂŁo.  HĂĄ rumores de que o demĂŽnio Samael estĂĄ conspirando com LĂșcifer para ameaçar o equilĂ­brio, entĂŁo os dois irmĂŁos seguem para o inferno para investigar.

Durante a jornada pelo inferno, Strife e War precisam derrotar vĂĄrios demĂŽnios que se aliaram a LĂșcifer, para obter pistas, artefatos ou informaçÔes que os leve atĂ© o PrĂ­ncipe Sombrio e para ter sucesso nas missĂ”es, eles se aliam temporariamente aos jĂĄ conhecidos Samael, lorde demĂŽnio da bastilha negra e Vulgrim, o demĂŽnio mercador.

War e Strife prontos se aventuram em diversos cantos do inferno.




















O jogo Ă© dividido em 16 capĂ­tulos, entĂŁo assim que Strife e War concluem uma dungeon ou derrotam algum Boss, o capĂ­tulo encerra e eles retornam ao vazio (Void), onde Vulgrim e Samael esperam para dar detalhes da prĂłxima missĂŁo. 

Durante a histĂłria, os irmĂŁos precisam aprender a trabalhar em equipe e principalmente aprender a lidar um com o outro – algo que ambos tĂȘm dificuldade.
Strife é brincalhão, sarcåstico, faz piada de tudo e todos a todo o momento e é super questionador sobre as reais intençÔes do Conselho, jå War é o oposto. Sério, impaciente e costuma bancar o soldado perfeito, apenas aceitando ordens sem jamais questionar e isso muitas vezes acaba em troca de farpas entre os dois.

Trabalhar em equipe nĂŁo Ă© fĂĄcil para os irmĂŁos.

 
É claro que os dois cavaleiros se desentendendo resulta nos momentos mais engraçados do jogo. Strife nĂŁo perde a oportunidade de ofender um inimigo ou zoar com o pobre War e o caçula, por sua vez, Ă© um tanto lento pra entender as piadas ou sarcasmo do irmĂŁo mais velho. Mas mesmo com tantos desentendimentos, os laços entre os irmĂŁos se fortalecem no decorrer da histĂłria e um estĂĄ pronto pra proteger o outro. 

Strife e suas piadinhas.

 

Gameplay

Se diferenciando um pouco da jogabilidade dos Darksiders anteriores, Genesis trås uma visão isométrica (isso é, vista por cima), mas ainda mantém todos os elementos tradicionais da franquia. No jogo temos as clåssicas dungeons com vårios puzzles, ainda que um pouco mais simples que as dos títulos anteriores e também ainda contamos com aquela pitada de Prince of Persia, como escalar, se pendurar, subir e correr pelas paredes enquanto se desvia de armadilhas.

O combate segue a linha hack ‘n’ slash dos jogos anteriores. VocĂȘ precisa bater em tudo que se move.  War tem praticamente as mesmas tĂ©cnicas que em Darksiders 1, assim como equipamentos parecidos e Ă© perfeito para ataques fĂ­sicos com sua fiel espada, Chaos Eater. Strife por sua vez Ă© melhor com ataques a distĂąncia, contando com suas pistolas Mercy e Rendemption e tambĂ©m pode usar adagas. VocĂȘ poder equipar nos dois irmĂŁos aprimoramentos que deixam os ataques deles com dano elemental.  Strife, por exemplo, tem muniçÔes com efeitos de gravidade, fogo, eletricidade, laser e de certa forma, cura. War usa os elementos nos ataques mais pesados.

  As muniçÔes de Strife possuem poder elemental.




















Tanto War quanto Strife tambĂ©m possuem suas transformaçÔes – Chaos Form e Anarchy Form, respectivamente. As transformaçÔes por um curto perĂ­odo de tempo deixam a dupla incrivelmente poderosa e os dois tambĂ©m podem andar pelas diversas localizaçÔes montados em seus fiĂ©is cavalos – Ruin e Mayhem.

Para adquirir certas habilidades passivas no jogo, assim como mais poder de ataque, saĂșde e fĂșria vocĂȘ precisa equipar os Cernes de Criaturas (Creature Cores), que sĂŁo esferas que inimigos normais ou bosses dropam.  Ao equipar o cerne no grid, tanto War quanto Strife se beneficiam dos efeitos, sejam eles uma barreira temporĂĄria, seja invocação de monstros simples ou um rastro de fogo deixado pela esquiva, que causa dano aos inimigos. Os cernes sobem atĂ© o nĂ­vel 03 ao colecionar vĂĄrios da mesma criatura e sĂŁo essenciais para ter um bom desempenho no jogo. Alguns dos capĂ­tulos e os modos de dificuldades pedem um certo nĂ­vel no poder da dupla e vocĂȘ sĂł consegue atingir tal requisito equipando os cernes.

Cernes de Criatura ajudam a evoluir o personagem.

















Sozinho ou Acompanhado

Em Darksiders Genesis vocĂȘ pode jogar sozinho, com um amigo em multiplayer local ou com qualquer pessoa, no multiplayer on line. Os puzzles do jogo mudam de acordo o modo escolhido. Se vocĂȘ vai de single player, vocĂȘ precisa trocar de personagem vĂĄrias vezes para concluĂ­-los, se vocĂȘ escolher o multiplayer, entĂŁo vocĂȘ precisa trabalhar em equipe com seu parceiro, seja para alcançar uma plataforma mais alta ou abrir passagens ao mesmo tempo. E jogar Darksiders Genesis em dupla Ă© muito mais divertido, mesmo o jogo nĂŁo tendo a opção de chat de voz que ajudaria bastante no modo histĂłria. (Pelo menos na versĂŁo Switch)

AlĂ©m do modo histĂłria, vocĂȘ tambĂ©m pode desafiar a Arena. O modo Arena permite que vocĂȘ enfrente hordas e mais hordas de demĂŽnios e as recompensas vĂŁo desde moedas de barqueiro a armaduras extras. Junte-se a um amigo e passe horas batalhando na arena.

Enfrente hordas de inimigos na Arena


 

As cenas

O jogo nĂŁo traz exatamente cenas animadas, ao invĂ©s disso, temos ilustraçÔes com uma leve animação, ao estilo de Battle Chases: Night War, que tambĂ©m Ă© da Airship Syndicate. PorĂ©m isso nĂŁo Ă© algo ruim. É como se estivĂ©ssemos vendo uma pĂĄgina de quadrinho e o estilo de arte nessas cenas tambĂ©m segue esse estilo comics e ficou muito bom. Lembrando que Darksiders II jĂĄ utilizava algumas cenas assim quando precisava narrar o passado do Death ou quando jogo dava um resumo da aventura assim que iniciava.

Darksiders Genesis possui belíssimas ilustraçÔes.

 

Nem tudo Ă© o paraĂ­so.

Eu joguei a versĂŁo de Switch assim que ela saiu (antes das atualizaçÔes) e deu pra perceber que o jogo tem uns probleminhas em algumas partes, nada que atrapalhe o divertimento, porĂ©m Ă s vezes tais problemas ficam um pouco chatos. Em vĂĄrios pontos no Void, se vocĂȘ anda entre as pedras, seu personagem acaba ficando preso ou flutuando entre elas ou em certas plataformas, o personagem acaba caindo fĂĄcil demais e justamente no Void, tem os desafios do Wicked K. e da plataforma do Leviathan, o desafio mais complicado do jogo. 

Outros probleminhas tambĂ©m apareceram como ficar presa num canto numa luta contra um boss, nĂŁo conseguir tocar nas cobras em um certo capĂ­tulo para obter achievement e as cenas no capĂ­tulo do Mamon se embaralhando. As cenas depois que a luta acabava se misturavam com a cena antes da luta e isso ficou confuso demais. 

O mapa do jogo tambĂ©m nĂŁo mostra a atual localização do personagem. Eu nĂŁo achei um problema tĂŁo grande, mas muita gente reclamou. E por Ășltimo, as legendas fora de sincronia. NĂŁo sei quanto Ă s legendas na versĂŁo original, mas a legenda em PT-BR estavam com esse problema em todas as cenas.. A legenda passava muito rĂĄpido. O personagem ainda estava no meio do diĂĄlogo e a legenda jĂĄ tinha passado inteira. Isso me incomodou um pouco. NĂŁo que eu ache isso tĂŁo problemĂĄtico, mas para quem precisa ler a legenda para entender as falas, pode incomodar. 

Felizmente, o jogo consertou a maioria desses problemas depois da segunda atualização,  mapa, errinhos e as legendas em portuguĂȘs deram uma boa melhorada na sincronia.


Devo dar uma chance?

Darksiders Gensis vale a pena? Sim. O jogo Ă© divertido demais. Mesmo que visĂŁo do jogo tenha mudado, a essĂȘncia da franquia estĂĄ lĂĄ presente. É Darksiders e vocĂȘ sente isso.
Pelo fato de Genesis ser um tipo de prĂłlogo da sĂ©rie principal (assim como os quadrinhos e a novel), vocĂȘ nĂŁo precisa jogar os jogos anteriores para entender a histĂłria. Tudo estĂĄ bem explicado e no jogo tambĂ©m tem um tipo de diĂĄrio explicando sobre os personagens, inimigos e dando um resumo sobre cada capĂ­tulo. 

O diårio possui informaçÔes da história, protagonistas e inimigos.




















As batalhas sĂŁo divertidas, o jeito sarcĂĄstico e debochado de Strife traz uma Ăłtima dose de humor ao game. Os dois irmĂŁos conversando no meio das lutas ou as frases de efeito que falam durante as execuçÔes sĂŁo engraçadas. A histĂłria, apesar de simples, Ă© bem agradĂĄvel e se o gameplay, o carisma dos personagens e a histĂłria sobre Anjos, DemĂŽnios, Nephilins e Cavaleiros do Apocalipse nĂŁo forem motivo o suficiente pra vocĂȘ jogar, tem a trilha sonora do aclamado Gareth Coker, compositor de Ori and the Blind Forest e Ori and the Will of the Wisps.

As mĂșsicas do jogo sĂŁo lindas. Destaque para o tema da Astarte que Ă© belĂ­ssimo e a batalha contra ela Ă© um dos momentos mais Ă©picos do jogo e claro, nĂŁo poderia deixar de mencionar tambĂ©m o Main Theme e o tema do Moloch que sĂŁo meus preferidos.

Apesar do jeito brincalhĂŁo, Strife Ă© letal contra os inimigos




















Darksiders Genesis estĂĄ disponĂ­vel para todas as plataformas e sem dĂșvidas vale a compra, seja pra quem jĂĄ conhece a franquia, seja pra quem nunca jogou e a versĂŁo fĂ­sica ainda possui duas ediçÔes especiais, com itens maravilhosos. A Edição de colecionador contĂ©m Artbook, trilha sonora, adesivos e uma estĂĄtua do Strife e a Edição Nephilim, que alĂ©m de todos os itens da edição de colecionador, tambĂ©m traz um RPG de tabuleiro. Um prato cheio pra quem Ă© fĂŁ.