Prévia: Dragon Quest XI S (Multi): Quando uma letra faz toda a diferença


O evento XBOX Games Showcase teve vários anúncios empolgantes para os fãs do console da Microsoft e até mesmo para os gamers de outras plataformas. E certamente a novidade que mais deixou os jogadores interessados foi o lançamento de Dragon Ques... O QUE? NINGUÉM tá falando sobre isso? Não acredito...

Dragon Quest? Nunca ouvi falar

Bem, Dragon Quest é nada mais, nada menos, que um dos RPGs mais famosos do Japão e até do mundo. Um típico JRPG que conseguiu manter sua essência intacta desde 1986 e é um dos melhores representantes do gênero. Ao contrário do seu "irmão" Final Fantasy, o game mantém seu estilo de batalha por turnos até hoje, ao mesmo tempo em que sempre consegue deixar tudo mais fluido e natural a cada novo jogo.

Obviamente, com tantos anos no mercado, ele acabou gerando alguns spin-offs com mecânicas totalmente distintas, como Dragon Quest Builders, que é basicamente um Minecraft; e Dragon Quest Heroes, um musou com os personagens da série. Temos também o filme Dragon Quest: Your Story, que foi lançado em 2019, e um animê chamado Dragon Quest: A grande aventura de Dai, mais conhecido aqui no Brasil como Fly, o Pequeno Guerreiro.

Talvez você já tenha ouvido a piada sobre Yoshihiro Togashi. Os fãs de Hunter x Hunter têm mania de dizer que toda vez que um novo game da franquia Dragon Quest é lançado, o mangá entra em hiato, porque Togashi pára tudo que está fazendo pra jogar. O mangaká é um fã assumido do jogo, como todo bom japonês. Não é brincadeira, o povo de lá é tão viciado nesse RPG que ele só pode ser lançado em feriados, senão as pessoas simplesmente matam aula ou faltam ao trabalho pra jogar. Se identificou?

Togashi jogando Dragon Quest



"Ok, mas Dragon Quest 11 já foi lançado"


Sim. Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age teve duas versões lançadas em Julho de 2017: uma no PS4 e outra no Nintendo 3DS. O portátil obviamente tinha gráficos mais simples, mas a história se manteve a mesma nas duas plataformas. Em Setembro de 2019, uma versão definitiva foi lançada EXCLUSIVAMENTE para o Nintendo Switch. Sim eu fiz questão de colocar em caixa alta pra demonstrar a minha indignação e a de muitos fãs do game que não possuem o console da Nintendo. Não se trata de uma simples DLC, antes fosse.

Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age - Definitive Edition muda completamente a experiência do jogador. Pense em algo como a diferença entre Persona 5 e Persona 5 Royal: o conteúdo extra não podia ser simplesmente adicionado através de uma atualização. Estamos falando de alterações significativas no jogo base. E então, desde o lançamento da versão de Switch, nós donos de PS4 ficamos chupando dedo e já tínhamos até mesmo desistido de um possível port. Até agora.

Sim, parece um sonho, mas DQXIS finalmente verá a luz do dia na plataforma da Sony... e da Microsoft. Os caixistas são os mais sortudos da história, afinal é o primeiro Dragon Quest a ser lançado no console, e irá direto para o catálogo do GamePass. Ou seja, se você é do lado verde e sempre teve curiosidade em saber do que se trata esse joguinho japonês, vai ser super fácil experimentá-lo.

Ah, o PC também vai receber esse port... mas quem liga?


Mas o que muda nessa versão?


Novos episódios que te permitem jogar com os outros membros da party


Se você achar que os gráficos estão realistas demais, é só mudar pra um estilo 2D clássico e continuar jogando. Sim, são basicamente dois jogos em um.


The World of Tickington é uma cidade em 16-bits que te permite visitar mundos de outros Dragon Quest's e fazer missões secundárias que garantem muitas horas de diversão


Ao contrário da versão original, onde você só podia fazer crafting em acampamentos, agora é possível criar itens e armas em qualquer lugar do mapa



Além disso confira aqui o que mais o jogo vai apresentar:

- Modo foto;
- Nova trilha sonora orquestrada;
- Todos os personagens da party aparecem no mapa;
- Ultra velocidade nas batalhas;
- Opção de pular cutscenes;
- Novas roupas;
- Chamar o cavalo de qualquer lugar do mapa;
- Matar inimigos com o cavalo te dá pontos de experiência;
- Mais monstros para usar como montaria;
- Menu de comandos rápidos;
- Itens vão direto para o seu inventário ao invés de caírem no chão;
- Mais opções de casamento, inclusive com os meninos;
- Novas quests.

Ou seja, pra quem esperou até agora, vale muito a pena pegar essa versão definitiva que será lançada em Dezembro. Estou super ansioso, e você?